Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Numismática: novas cédulas do Real




Perguntas e respostas - segunda família de cédulas do Real   - http://www.bcb.gov.br/

1. Por que mudar as notas?
    O Real se consolidou como uma moeda forte, usada cada vez mais nas transações cotidianas e como reserva de valor. Com o avanço das tecnologias digitais nos últimos anos, é necessário dotar as nossas cédulas de recursos gráficos e elementos anti-falsificação mais modernos, capazes de continuar garantindo a segurança do dinheiro brasileiro nos próximos anos.
2. Por que a mudança está ocorrendo agora?
    O projeto das novas cédulas vem sendo desenvolvido há vários anos pelo Banco Central em parceria com a Casa da Moeda do Brasil – CMB. No entanto, a atualização tecnológica das cédulas dependia da aquisição, pela CMB, de equipamentos de impressão mais modernos, uma vez que a tecnologia utilizada na produção das atuais cédulas data de mais de 30 anos. Esse processo foi concluído em 2010, com a instalação e testes das novas linhas de produção, que permitiram a produção das novas notas com avançados recursos de impressão de segurança.
3. Houve aumento no volume de falsificações?
    Não, o volume das falsificações apreendidas no Banco Central tem até mesmo diminuído ligeiramente nos últimos três anos. No entanto, como toda moeda forte, o Real atrai o interesse de falsários e, portanto, é preciso agir preventivamente para que as nossas cédulas continuem seguras e confiáveis pelos próximos anos.
4. As notas que já estão em circulação continuam válidas?

    Sim, as notas antigas continuarão valendo e serão substituídas aos poucos, à medida que forem sofrendo o seu desgaste natural.

5. As notas antigas valerão menos?
    Não, as notas antigas continuarão com seu curso legal, com o mesmo valor.
6. Tenho que trocar minhas notas atuais pelas novas?
    As novas notas entrarão em circulação através dos bancos comerciais, dos caixas automáticos e da rede de comércio. Não há necessidade de trocar as notas antigas por novas na rede bancária, pois as duas famílias conviverão em circulação por prazo indeterminado.

7. De que material serão feitas as novas notas?
    A nova família de cédulas do Real será impressa em papel fiduciário, conforme a família atual.
8. Por que o processo de substituição está iniciando com as notas de 50 e de 100 reais?
    As duas notas de maior valor do meio circulante brasileiro são as que demandam maior proteção contra as tentativas de falsificação. Mais de 70% das cédulas falsas apreendidas no Banco Central são dessas duas denominações.
9. Quando serão lançadas as demais notas?
    A previsão é lançar as novas notas de 10 e 20 reais em 2011 e as de 2 e 5 reais em 2012. As datas exatas dos lançamentos serão divulgadas oportunamente pelo Banco Central do Brasil.
10. Será lançada a nova nota de 1 real?
    Não, uma vez que, para este valor, o Banco Central vem priorizando a emissão de moedas, que apresentam uma relação custo-benefício muito superior à das notas, em função de sua durabilidade.
11. Quais são as principais diferenças das novas notas em relação às atuais?
    Os novos equipamentos e insumos permitem a impressão de desenhos mais complexos e com maior precisão, aumentando a percepção de uma impressão de qualidade superior. As notas novas conterão elementos de segurança mais modernos, que representam um obstáculo à falsificação. Além disso, alguns elementos já presentes na primeira família – como a marca d’água e o número escondido – foram redesenhados de modo a facilitar a sua verificação pela população. Outra mudança importante são os tamanhos diferenciados por denominação.
12. Quais são os principais elementos de segurança das novas notas de 50 e 100 reais?
    A maior novidade é a faixa holográfica, composta por desenhos descontínuos que, ao serem movimentados, apresentam efeitos de alternância de cores e formas. Este é um dos mais sofisticados elementos anti-falsificação hoje existentes. Outros elementos de segurança de fácil verificação são: a marca d’água, que apresenta o valor da nota e a imagem do animal; e o número escondido, que aparece quando a nota é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos.
13. Por que as novas notas terão tamanhos diferenciados?
    O principal motivo é garantir a acessibilidade dos deficientes visuais ao dinheiro brasileiro, oferecendo um recurso confiável para reconhecimento e diferenciação das cédulas. Além disso, a adoção de tamanhos diferenciados inibe a tentativa de falsificação por lavagem química. Além dos tamanhos diferentes, os deficientes visuais também poderão contar com outro recurso para identificar os valores das notas, as marca táteis, que são barras em alto-relevo localizadas no canto direito inferior das notas.
14. Quais serão as dimensões das novas notas?

    100 reais – 15,6cm x 7,0cm;
    50 reais – 14,9cm x 7,0cm;
    20 reais – 14,2cm x 6,5cm;
    10 reais – 13,5cm x 6,5cm;
    5 reais – 12,8cm x 6,5cm;
    2 reais – 12,1cm x 6,5cm.

15. É a primeira vez que se usa tamanho diferenciado no Brasil?
    Não. A primeira família de cédulas do Cruzeiro era formada por seis denominações que variavam de tamanhos. A menor delas media 14,7cm x 6,6cm, e a maior, 17,2cm x 7,8cm. Essa série de cédulas, lançada em 1970, permaneceu em circulação por mais de 16 anos.
16. As notas da primeira família são pouco seguras?
    Não, as atuais cédulas do Real contêm elementos de segurança capazes de protegê-las contra as tentativas de falsificação. No entanto, é necessário agir preventivamente para incorporar no dinheiro brasileiro as atualizações tecnológicas que o manterão seguro pelos próximos anos.
17. Por que foram mantidos a figura da República e os animais?
    A fim de facilitar a identificação visual e diminuir o impacto da mudança para o cidadão comum, optou-se neste projeto por manter a temática das atuais cédulas do Real. Porém, foram desenvolvidas novas gravuras, tanto da figura da República quanto dos animais que estampam os reversos das notas.
18. Por que foi alterada de vertical para horizontal a posição dos desenhos nos reversos?
    A nova posição dos reversos permitiu uma diagramação com maior destaque para elementos de segurança importantes para a população, como a marca d’água, e a inclusão dos elementos novos, sem que se perdesse a referência visual das atuais cédulas.
19. Que aspectos das atuais notas se manterão na nova família?
    Serão mantidos os valores (2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais) e os temas (figura da República e animais da fauna brasileira). A cor predominante de cada cédula também será mantida, porém, como a nova família conta com recursos de produção mais avançados, haverá uma maior riqueza de cores de fundo.
20. O que fazer ao suspeitar que uma nota pode ser falsa?
    Após conferir os principais itens de segurança e, se possível, comparar a nota com outras de mesmo desenho, se ainda persistir suspeita quanto à autenticidade da nota, você deve recusá-la. Se você já tiver recebido, sem perceber, uma nota suspeita, evite problemas. Não a passe adiante. A falsificação é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. Encaminhe a nota para exame na rede bancária ou no Banco Central. Se a entregar em um banco, solicite o recibo de retenção. Se você receber uma nota suspeita de falsificação em um caixa eletrônico, retire um extrato no mesmo caixa em que você tirou o dinheiro e comunique o fato rapidamente ao seu banco. Se isso não for possível, vá a uma Delegacia de Polícia para registrar a ocorrência.
21. Qual é o custo das notas da 2ª família?
    Devido à aquisição de insumos mais sofisticados de segurança, as notas da segunda família custam cerca de 35% mais do que as da primeira família.

1.ª Família
(custo por milheiro de cédulas)
2.ª Família
(custo por milheiro de cédulas)
Variação de Preço
50 Reais
180,48
238,27
+ 32,0%
100 Reais
180,48
247,51
+ 37,1%

  22. As notas da 2ª família durarão mais do que as da primeira família?
    Espera-se para as notas de R$ 50 e R$ 100 da segunda família, duração semelhante às da 1ª família, que duram em média 3 anos e 8 meses e 5 anos respectivamente. As notas de baixa denominação, a serem lançadas posteriormente sofrerão tratamento para aumento de sua vida útil.
Mais informações sobre os elementos de segurança das novas notas podem ser obtidas no site http://www.novasnotas.bcb.gov.br/.

9 comentários:

  1. 9. Quando serão lançadas as demais notas?

    A previsão é lançar as novas notas de 10 e 20 reais em 2012 e as de 2 e 5 reais em 2013. As datas exatas dos lançamentos serão divulgadas oportunamente pelo Banco Central do Brasil.

    CONSULTE NOVAMENTE O SITE DO BCB E CONFIRME

    ResponderExcluir
  2. Eu coleciono cédulas e moedas e acho uma lástima que o real continue a ser um dinheiro sem cara. Cada país ou conjunto de países usa o dinheiro para enaltecer elementos que lhe são próprios: personagens, animais, paisagens. A repetição da efígie da República é compreensível e aceitável no contexto do lançamento do real em 1994, mas isto deveria ter sido repensado na segunda família de cédulas, como foi repensado na segunda família de moedas. Não acho que se deveria repetir a estampa de vultos históricos nas cédulas: eles já estão bem representados nas moedas. Acho que o padrão do cruzeiro real, que estampou o povo anônimo no dinheiro, foi uma ideia muito criativa e positiva que poderia ter sido recuperada nessa segunda família de cédulas. Como as notas de real ficariam bonitas se no lugar da efígie da República e dos animais contivesse o povo brasileiro e o patrimônio brasileiro. Eu ouso até ensaiar uma proposta:

    Cédula de 2 reais: o caboclo amazônico no anverso e o Teatro Amazonas no verso;
    Cédula de 5 reais: o vaqueiro nordestino no anverso e o Pelourinho no verso;
    Cédula de 10 reais: o sambista carioca no anverso e Ouro Preto no verso;
    Cédula de 20 reais: o gaúcho no anverso e São Miguel das Missões no verso;
    Cédula de 50 reais: o peão boiadeiro no anverso e a cidade de Goiás no verso;
    Cédula de 100 reais: a efígie da República no anverso e a Praça dos Três Poderes no verso.

    ResponderExcluir
  3. bom dia, não sou colecionador, mas tenho moedas de 1869 dentre muitas outras antigas, diversas notas com valores diferentes de cédulas em cruzeiro, cruzado, cruzado novo, pesos bolivianos, ciem guaranies, um cruzeiro que tem o Marques de Tamandaré, peço a gentileza de me informar aonde posso levar para avalia-las e vende-las. obrigada - segue e-mail para contato ... francoml@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, tambem gostaria de saber onde posso levar essas cédulas para avaliação, tenho cruzeiro, cruzados e muitas outras...Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. TENHO BASTANTE NOTAS ANTIGAS DE CRUZEIRO, CRUZADO E MOEDAS ANTIGAS INTERESSADOS EMAIL AM_TINHO@HOTMAIL.COM SE PRECISAR ENVIO FOTOS POR EMAIL!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. OLA BOA NOITE TENHO 1 CEDULAS DE REAL NO VALOR DE 200 REAIS E 1 MOEDA REVERSO INVERTIDO ANO 1998... VALOR PARA 100 REAIS. INTERESSADOS CHAMAR NO IMAIL. ilson-gilmara@hotmail.com ou whats 011987184411 ou 011984836609

    ResponderExcluir
  8. la boa tarde , gostaria de saber se vocês fazem avaliação de moedas nacionais e internacionais ? coleciono a trinta anos acompanho alguma coisa através de catálogos mas ainda não sei precisar valores , vocês também compram ?

    ResponderExcluir
  9. Por favor...alguém tem algum contato,ou zap de um analista ou perito em moedas e cédulas antigas em jundiaí....grato

    ResponderExcluir